Ecoturismo em Pernambuco

 

Pernambuco possui uma grande riqueza natural e uma cultura diversificada perfeita para o incremento do ecoturismo. Muitos desses locais, principalmente no interior, são pouco explorados tanto pelo visitante como pelo turista.  São locais ainda virgens sem as agressões humanas, mantendo a biodiversidade marinha, do sertão e da caatinga, entre outros.

Muitos desses lugares também proporcionam esportes radicais, tais como: ciclismo: mountain bike e cicloturismo, trekking: hiking (caminhadas de até 1 dia) e backpacking (caminhadas  autônomas ou semi-autônomas com pernoite), montanhismo, canoismo, vôo livre, pára-quedismo, off road ou fora de estrada, aquáticos: rafting, aquariding, canoagem e mergulho, hipismo e caving - exploração de cavernas.

Lugares super interessantes para se conhecer no interior de Pernambuco serão listados aqui, cada um com sua particularidade.

 

PASSEIOS ECOTURÍSTICOS


Trilha no Zoológico de Dois Irmãos (Recife)

Toda última quinta feira do mês acontece uma trilha noturna por dentro da Mata Atlântica para o visitante conhecer a mata e os hábitos noturnos de alguns animais do Zoológico. É um passeio de aproximadamente 45 minutos e de esforço leve.

A Rampa do Pepê  - Taqueritinga do Norte (189 Km)

Situada na Serra de Taquara, no agreste de PE, é o segundo  ponto mais alto do Estado, com 1060 metros de altitude.  Em novembro acontece o Circuito de Asa Delta de Vôo Livre. Para chegar lá só com carro 4x4 que pode ser alugado no centro da cidade. A cidade possui vários mirantes com belas paisagens. (foto: andre barboza)

Cachoeiras de Bonito - Bonito (135 km)

Um dos lugares imperdíveis, considerado a Cidade das Águas e o melhor roteiro de ecoturismo do Estado. Bonito possui uma rede hídrica bem diversificada com rios, nascentes, barragens, riachos, sete cachoeiras, corredeiras, lagos e piscinas. É bem no meio desta mata que encontra-se uma das mais belas cachoeiras e preferida pelos práticantes do excursionismo de aventura para prática do Cascading (rapel na cachoeira). A cachoeira Véu da Noiva, como é chamada tem aproximandamente 33 metros de altura, e parece ter sido esculpida a mão para os práticantes que invadem as águas cristalinas, em busca de emoção. Mas mesmo tendo papel de destaque as cachoeiras não são os unicos atrativos da cidade, que oferece também trilhas, bicas, estações ecológicas, grutas, cavernas, entre outros atrativos naturais. (fonte/foto: rota da aventura)

Engenho São João - Ilha de Itamaracá

As primeiras notícias que se tem sobre o engenho vem do séc. XVII. Foi o primeiro engenho a utilizar, por volta de 1860, um maquinário a vapor de origem inglesa tornando-se destaque na indústria açucareira, pioneiro nas usinas de açúcar do Estado. Em 1835, nasceu o Conselheiro João Alfredo, destacado político abolicionista de PE. Em 1938, o Governo instalou uma penitenciária atualmente em processo de retirada. Será instalado no local um Centro de Referência Cultural e o Museu Vivo do Açúcar.

Nova Jerusalém

Integrada na paisagem nordestina, muito comparável à Judéia, ergue-se Nova Jerusalém, uma réplica perfeita da cidade destruída pelos romanos há dois mil anos. Neste teatro acontece o espetáculo da Paixão de Cristo. É um dos maiores eventos do Estado, tendo o primeiro espetáculo acontecido ainda na década de 50.

Mata do Siriji - São Vicente Férrer (130 Km)

A Mata do Siriji representa um trecho remanescente de Mata Atlântica, com vegetação bastante densa, árvores centenárias e em outras áreas, vegetação rasteira. São 32 nascentes, se destacando aquelas que contribuem para a formação das bacias dos Rios Siriji e Capibaribe-Mirim.

Mata do Zumbi - Cabo de Santo Agostinho (31 Km)

É uma Reserva Ecológica de mata Atlântica preservada, localizada próximo ao Cabo de Santo Agostinho. Lá existe a Lagoa do Zumbi, local de grande acervo em flora e fauna, as formações de arenito decorrentes de erosão formando pequenos castelos de areia. O passeio de barco, passa entre o mangue, as ilhas Tatuoca e Cocaia e as águas cristalinas e mornas da Ilha do Francês, com excelentes banhos de mar. À beira do rio Massangana, existe um restaurante que revela a fama gastronômica do local.

Vale do Catimbau - Buíque (278 Km)

É um complexo de serra, rochas e vales no agreste do sertão. Além da paisagem, o atrativo principal são os sítios arqueológicos com pinturas rupestres ao longo de 50 mt de extensão (fonte/foto: rota da aventura).

São Benedito do Sul (180 Km)

Cidade com total vocação para o turismo ecológico e de aventura. Furnas, Pedras, trechos de Mata Atlântica e sobretudo, rios com corredeiras e muitas cachoeiras. A cachoeira Peri-peri destaca-se por ser local mais procurado para a prática do cascading. A cachoeira com aproximadamente 22 metros de altura e apresentando em alguns trechos da corredeira duchas e piscinas naturais é o local perfeito para integração com a natureza. (fonte/foto: rota da aventura)

Santuário Nossa Senhora das Graças / Cimbres - Pesqueira (220 Km)

Localizado a 220 quilômetros do Recife e é reconhecida pelo Vaticano como um dos locais de aparição da Virgem Maria. A história de Cimbres tornou-se conhecida quando em agosto de 1936 duas camponesas juraram que falaram com a Virgem Maria. Tais aparições, na época, foram testemunhadas pelo secretário-geral da Diocese de Pesqueira, monsenhor José Kherle. Oficialmente só foi divulgado tal fato quando o Vaticano atestou ser uma história verídica, assim como as aparições em Lourdes e Fátima, em Portugal, e Guadalupe, no México. Para se chegar ao pé do penhasco onde aconteceram as aparições, é preciso caminhar os últimos 4 km a pé. Até o Santuário da Nossa Senhora das Graças são 280 degraus rusticamente escavados na pedra sem segurança.


São José do Belmonte

Composição de duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, destino final de uma cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. (foto: divulgação)


Pedra Furada - Venturosa (286 Km)

É constituida por um enorme bloco de formação granítica (com aproximadamente 50 metros de altura), com diversas incrições rupestres e é utilizada para prática de rapel. Situada em um parque municipal, seu acesso é feito por uma trilha com escadaria (360 degraus). O mirante oferece paisagens de grande beleza. A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor historico-cientifíco, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de indíos pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inumeras pinturas rupestres. (fonte/foto: rota da aventura)

Pedra do Cachorro - Brejo da Madre de Deus (194 Km)

A cidade de Brejo possui arquitetura tipica de meados do século XIX, como casarios e sobrados. O principal destaques turístico é a cidade Teatro de Nova Jerusalem - Fazenda Nova, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, que todo ano encena a Paixão de Cristo. A Pedra do Cachorro, com 480 metros, é considerada uma das maiores vias de escalada do nordeste com belos mirantes e expressivas formações rochosas. O municipio também possuí Sítios Arqueológicos, inscrições rupestres, um cemitério arqueológio na Furna do Estrago, a misteriosa Torre de Pedra, e as cachoeiras de Sobradinho e Arara, além da Mata do Bitury, único remanescente da mata atlântica na região. (foto: rota da aventura)

Serra Negra - Bezerros

No meio do corredor Agrestino entre Gravatá (PE) e Caruaru (PE) encontra-se Bezerros (PE) com uma população de 60 mil habitantes. A Serra Negra está situada em uma altitude de 960 metros e sua temperatura chega até 9º C, cercado por uma reserva ecológica, que faz da sua beleza um lindo cenário para cartão postal. A região é ideal para trekking e rapel. (foto: divulgação)


Aparauá - Goiana (70 Km)

Uma Reserva Ecológica do Engenho Massaranduba do Norte, em Goiana, com extensa área verde de mata preservada, distante apenas 5 Km da Praia de Ponta de Pedra e a 70 Km de Recife. Caminhar por trilhas que conduzem à queda d'água e às piscinas naturais, e fazer um passeio até as nascentes do rio que formam uma lâmina d'água no meio da floresta, são atividades que não podem deixar de serem feitas. São 6 nascentes de água que formam um grande açude contornado por Mata Atlântica.

Triunfo (402 Km)

O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. É a cidade de maior altitude do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Pode-se escalar o ponto mais alto de Pernambuco, o Pico do Papagaio, com1260 m acima do nível do mar, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista. O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira Poço do do Grito, com cindo quedas. Já a Cachoeira do Brocotó tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso. Cachoeira das Pingas e Canaã também são boas opções de passeios, além do sítio arqueológico Pedra do Letreiro com pinturas rupestres.

 

EMPRESAS DE ECOTURISMO

Retirantes Urbanos
É a empresa que mais tem passeios diferenciados e interessantes para se fazer, saindo do convencional procurando sempre lugares com novos olhares, tanto para o interior como para o litoral. Imagine você percorrer a pé todo o litoral de Pernambuco e Alagoas, conhecendo só Praias. É uma ótima oportunidade para quem gosta de banhos de mar, piscinas naturais, ilhas encantadoras e paisagens marcantes, tudo compondo um verdadeiro espetáculo da natureza e que faz o Nordeste ser apreciado por todos. Tel : 81- 3243.4223 / 9167.3615 Site: http://www.retirantesurbanos.com.br

Rota de Aventura
Atuando no mercado desde 2000 a Rota da Aventura, desenvolve atividades inovadoras, dinâmicas e desafiantes como: Canyoning, Cascading, Escalada, Rappel, Tirolesa e Trekking, que são fundamentados na exploração e utilização dos recursos naturais causando Baixo Impacto Ambiental. Tel.: 81 - 3268.8589 / 9292.5009. www.rotadeaventura.com.br

Cia da Trilha
Empresa especializada em ecoturismo  e esportes radicais com roteiros maravilhosos com toda a estrutura de apoio. Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 355 sala 06 Pina Recife. Tel.: 81-3088.1221 / 9709.0444 - www.ciadatrilha.com.br

Amigos da Trilha
Empresa especializada em Ecoturismo e esportes radicais, que possui a completa infra-estrutura. Além de prepararmos um material didático de cada roteiro visitado, abordamos a conscientização ambiental. Tel: 81- 3064.0957/ 3226.2001/ 8801.2828

Elite Vertical -  Escola de Aventuras
Fazemos passeios turísticos pela cidade e esportes de aventura, como rappel, tiroleza, escalada esportiva entre outras aventuras. Endereço: Rua José Dantas do Nascimento, 90, Santos Dumont, cidade de Serra Talhada. Tel: 87- 9606.3780 (Emerson)

Uru Tur - Excurções Ecoturísticas
Facilitamos o Turismo Rural, Ecológico e de Aventura na zona da mata de Pernambuco. Nossos parceiros, que atuam na área de transporte, entretenimento, hospedagem e alimentação, têm como princípios básicos, a honestidade, a pontualidade, o respeito ao próximo, a higiene e a satisfação dos nossos clientes. Endereço: BR 101 -  KM 116, Ipojuca. Fone: 81- 9918.5173

NVO - Voos Aéreos
Espaço destinado a operação de vôos de pequeno porte, taxi aéreo e treinamento do curso de piloto. Endereço: Rua Tomé Gibson, s/n Pina - Aeroclube de Pernambuco. tel.: 81-3325.0191/8620.4020. www.nvo.com.br

 
Tradutor - Translator
Colaboradores
Indique este site
Gostou deste site? Indique-o a um amigo!
Newsletter

Receba periodicamente os destaques e novidades da programação do IN RECIFE e fique sempre por dentro.







Rapidinhas
Twitter
Quem está online?
Nós temos 2 visitantes online